"http://periodicos.ufersa.edu.br/revistas/index.php/acta"

Acta Veterinaria Brasilica

A Acta Veterinaria Brasilica é um periódico científico editado trimestralmente pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). São publicados artigos científicos inéditos versando sobre todas as áreas de interesse da medicina veterinária e áreas afins. A forma de publicação é exclusivamente digital, sendo os artigos disponibilizados gratuitamente para a comunidade internacional pela Internet mediante cadastro prévio em nosso sistema.

Principais indexações: EBSCO, Agricola (em andamento) Scopus, CAB Abstracts, Zoological Records, Index Copernicus, Google Acadêmico, Latindex, Open Journal Systems, Sumário de Revistas Brasileira (sumarios.org), Portal de periódicos de livre acesso

Notícias

 

Aprovação das pesquisas por comitês de ética para uso de animais e de pesquisa

 
O Conselho Editorial da Acta Veterinaria Brasilica esclarece que consta em suas diretrizes para autores a seguinte informação:

"Todos os trabalhos que envolvam utilização de animais, independentemente de sua espécie, deverão apresentar o número de aprovação pelo Comitê de Ética (CEUA) da instituição de origem do trabalho, no corpo do manuscrito submetido, e a cópia do documento que comprova tal aprovação deve ser anexado como documento suplementar durante a submissão."

Acrescente-se a esta informação que:

Todos os trabalhos que envolvam seres humanos, deverão apresentar o número do parecer de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no corpo do manuscrito submetido e a cópia do documento que comprova tal aprovação deve ser anexado como documento suplementar durante a submissão.

Esclarecemos que está disponível em nosso portal, no cabeçalho da página, link "Documentos necessários à submissão", a lista de documentos exigidos no momento em que é feita a submissão. Consulte os documentos que são necessários à submissão, bem como, os modelos para os mesmos, também disponíveis em nossa página.

Salientamos que, na Acta Veterinaria Brasilica, apenas manuscritos que obedecem totalmente às normas e diretrizes para as respectivas seções, bem como, possuem todos os documentos exigidos inseridos no sistema, como documentos suplementares, tramitam em nosso portal.

Agradecemos a compreensão e colocamo-nos à sua disposição para dirimir quaisquer outras dúvidas que surgirem durante sua submissão.

Atenciosamente,

Michelly Fernandes de Macedo.
Editora-Chefe da AVB.
 
Publicado: 2016-06-29
 

A Acta Veterinaria Brasilica agora está no Facebook

 
Página da Acta Veterinaria Brasilica no Facebook foi criada hoje. Visite-nos.  
Publicado: 2016-06-15 Mais...
 

Ferramenta para detecção de plágio

 
A Acta Veterinaria Brasilica utiliza software para detecção de plágio.  
Publicado: 2016-04-29 Mais...
 

Normas e modelos disponíveis no portal

 
Conselho Editorial da Acta Veterinaria Brasilica disponibiliza em seu portal novas normas e diretrizes para autores, bem como, modelos para submissão de manuscrito e de versão final para publicação.  
Publicado: 2016-03-11 Mais...
 
Outras notícias...

v. 10, n. 2 (2016)

Sumário

Original Articles / Artigos de Pesquisa

EVALUATION OF PHYSIOLOGICAL RESPONSES OF CALVES DURING RAINY SEASON IN THE SEMIARID ENVIRONMENT PDF (English)
Maiko Roberto Tavares Dantas, João Batista Freire de Souza Jr, Renata Nayhara de Lima, Jânio Lopes Torquato, Geovan Figueirêdo de Sá Filho, Herica Girlane Tertulino Domingos, João Paulo Araújo Fernandes de Queiroz, Patrícia de Oliveira Lima, Leonardo Lelis de Macedo Costa 104-109
Resumo: The aim of this study was to evaluate the physiological responses of calves during rainy season. The respiratory rate (RR), rectal temperature (RT), and surface temperature (TS) of 23 calves were measured during the period from 7:00 to 18:00 h. Air temperature (TA), relative humidity (RH), wind speed (U) and mean radiant temperature (MRT) were also measured. With a portable thermographic camera, thermal images were obtained and four body regions were chosen (face, neck, body and legs). The analysis of variance (ANOVA) revealed a significant effect of day period on the RT and TS, but not for the RR. The ANOVA also found a significant effect of body region on the TS, where the thermographic analysis revealed that the facial region showed higher temperature than other body regions. Thus, it is concluded that the calves maintained their body temperature at normal levels throughout all day without the need for activation of heat loss by respiratory evaporation, which shows a situation of thermal comfort. There are regional differences in the TS, where the body regions that have higher temperatures are responsible for most of the high sensible heat loss, as the face.
DESEMPENHO PRODUTIVO E QUALIDADE DE OVOS DE POEDEIRAS LEVES SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE DEBICAGEM PDF
Silvana Cavalcante Bastos-Leite, Joanatha Vidal Gomes, Marcio Gleice Mateus Alves, Claudia de Castro Goulart, Josefa Deis Brito Silva, Fabrízia Melo de Medeiros 110-115
Resumo: Objetivou-se avaliar a influência dos diferentes níveis de debicagem, sobre o desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais leves. Foram utilizadas 216 aves em um delineamento inteiramente casualizado, distribuídas em quatro tratamentos, com seis repetições. Os tratamentos utilizados foram: aves não debicadas, aves debicadas a 7 mm, aves debicadas a 6 mm e aves debicadas a 5 mm, sendo essa distância tomada da narina ao bico. As variáveis avaliadas foram: mortalidade, consumo de ração (g), produção de ovos (%), peso dos ovos (g), mortalidade (%), massa de ovos (g), conversão por massa de ovos (kg/kg), conversão por dúzia de ovos (kg/dúzia), percentual de albúmen (%), de gema (%), de casca (%), ovos quebrados (%) e trincados (%). O consumo e a mortalidade foram significativamente maiores nas aves não debicadas. A conversão por massa e por dúzia de ovos foram piores nas aves não debicadas (P < 0,05). As variáveis de qualidade de ovos não foram influenciadas pelos tratamentos. As debicagens a 5, 6 ou 7 mm de distância da narina ao bico podem ser utilizadas em poedeiras leves sem causar prejuízos sobre o desempenho produtivo ou a qualidade dos ovos.
PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE ZOONOSES E SEU CONTROLE NA ÁREA URBANA EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO EIXO CAMPINAS - RIBEIRÃO PRETO PDF
Tarcísio Macedo Silva, Camila Franzini, Marcos Roberto Scherma 116-122
Resumo: Entender a percepção da população sobre o risco de enfermidades zoonóticas, configura-se, como uma ferramenta de grande valia para o planejamento e a organização de ações que busquem melhorias na qualidade de vida humana e animal, tais ações dependem, sobretudo do conhecimento da população. Nesse sentido, o presente estudo objetivou enfocar conceitos teóricos básicos sobre zoonoses, entrevistando proprietários ou não de cães e gatos com diferentes faixas etárias e diferentes condições socioeconômicas e culturais. De fevereiro a abril de 2012 foram entrevistadas 2.036 pessoas residentes em área urbana em diversos municípios do eixo Campinas - Ribeirão Preto e feitas as análises descritivas das respostas. Diante dos resultados obtidos, verificou-se que, a maior parte da população conhece ou já ouviu falar sobre as principais enfermidades abordadas. No entanto, o modo de prevenção e as medidas profiláticas ainda não encontram totalmente elucidados para a população, necessitando de ênfase para a adoção de medidas educativas em massa, com abordagem dos principais pontos críticos sobre zoonoses.
RASPA DA MANDIOCA PARA CODORNAS EM POSTURA PDF
Adriana Aparecida Pereira, Diogo Augusto Ferreira, Dirceu Neutzling Griep Júnior, Carolyny Batista Lima, Andressa Sousa de Moura, Dorgival Morais de Lima Júnior 123-129
Resumo: Objetivou-se com esse estudo avaliar o efeito de níveis crescentes de inclusão da raspa da mandioca em rações de codornas japonesas, na fase de postura, sobre desempenho, qualidade dos ovos e viabilidade econômica das dietas. Foram utilizadas 200 codornas fêmeas (Coturnix japonica) distribuídas em 25 gaiolas. Cinco dietas experimentais foram formuladas com níveis crescentes (0, 6, 12, 18 e 24%) de inclusão de raspa da mandioca na matéria seca da ração. Foram realizadas coletas para analise das características de qualidade dos ovos e desempenho das aves. A inclusão da raspa de mandioca na dieta proporcionou comportamento quadrático (P < 0,05) para o consumo de ração e conversão alimentar por dúzia de ovos. A percentagem de postura foi de 93,55% e não foi influenciada (P > 0,05) pelos níveis de raspa. A inclusão da raspa de mandioca não influenciou (P > 0,05) na percentagem do albúmen, percentagem de gema, percentagem de casca nem na cor da gema. A inclusão de 24% de raspa de mandioca proporcionou menores custos com arraçoamento. Recomenda-se a inclusão de até 12% de raspa de mandioca na ração de codornas em postura. Níveis mais elevadas (18 e 24%) promovem aumento do consumo de ração, piora na conversão alimentar e redução do peso do ovo.
DEGRADABILIDADE RUMINAL DO CAPIM COLONIÃO (Panicum maximum Jacq. cv. Colonião) EM TRÊS IDADES PÓS-REBROTA PDF
Bruno Spíndola Garcez, Arnaud Azevêdo Alves, Daniel Louçana Costa Araújo, Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda, Layza Grabiella Costa Souza, Lucielma Ferreira Carvalho 130-134
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o valor nutritivo, quanto à composição química e a degradabilidade in situ do capim colonião em três idades pós rebrote. Para avaliação da degradação ruminal, pesou-se 4 g de amostra em sacos de náilon incubados no rúmen de dois bovinos adultos, fistulado, nos tempos 6, 24 e 72 h. Houve aumento nos teores de Matéria Seca (MS) e Fibra em Detergente Ácido (FDA) (P < 0,05) quando das maiores alturas de corte com redução na Proteína Bruta (PB). Houve redução na degradação potencial (DP) da MS, FDN e PB com o avançar da idade da forrageira, com elevação do tempo de colonização (lag) (0,69 h) e redução da taxa de passagem do FDN (1,14%/h). O aumento da idade pós rebrote do capim Colonião eleva os teores de fibra em detergente ácido e reduz os teres de proteína bruta, minimizando a degradação da MS, PB e FDN, que decrescem com o avançar da idade da forrageira. O manejo do capim Colonião aos 22 dias é o mais indicado para se obter forragem com maior teor de nutrientes e degradação ruminal, porém, deve-se atentar para a possível redução na massa de forragem em áreas manejadas com plantas nessa idade, ajustando a capacidade de suporte animal e evitando o superpastejo.
BLOOD, METABOLIC AND ENDOCRINE BIOMARKERS IN DONKEYS (Equus africanus asinus) SUPPLEMENTED WITH DIFFERENT ENERGY SOURCES PDF (English)
Bruno Lima Barbosa, Carolina Jones Ferreira Lima Silva, Gisele Barbosa Silva, Lucia Maia Cavalcanti Ferreira, Helena Emilia Cavalcanti da Costa Cordeiro Manso, Hélio Cordeiro Manso Filho 135-143
Resumo: Blood and endocrine biomarkers have rarely been described in donkeys. This study aimed to analyze the effects of isoenergetic supplementation with three energy sources for 8wk on blood and endocrine biomarkers in donkeys. Fifteen donkeys were used and divided into 3 groups (extruded feed (ExF), extruded feed plus corn (C+ExF), and corn (C) and were supplemented isocalorically. Blood samples were collected at three times (pre-test, 4 and 8 weeks after supplementation). After 8wk, there were not significant difference between the treatment but detected between the phase, where results showed decreased values of red blood cells, hemoglobin, hematocrit, other cells, total plasma protein, albumin, creatinine, uric acid, GGT, AF and NEFA (P < 0.05) and increased values of mean corpuscular volume, mean corpuscular hemoglobin concentration, lymphocytes, urea, AST and ALT (P < 0.05). Analyzing postprandial glucose and insulin results, it was not observed differences among the treatments for [glucose] (P > 0.05), however, differences were significant for [insulin] (P < 0.05). ExF group exhibiting the highest insulin concentration (P < 0.05). As for the experimental phases, there were differences for glucose (P < 0.05), with the highest mean concentration observed at the end of blood collection (+ 4 h). It was concluded that supplementation with three different combination of energy source in adult donkeys improve homeostasis of the energetic biomarker, reducing NEFA concentration without changes in post-prandial glucose but modifying post-prandial insulin, and increase immunological capacity associated with an increase in the lymphocyte number.
PREVALÊNCIA E RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS DE (Streptococcus equi) DA CAVIDADE NASAL DE EQUINOS HÍGIDOS NO MUNICÍPIO DE FERNANDOPÓLIS, SÃO PAULO, BRASIL PDF
Augusto Marsola Pansani, Igor Renan Honorato Gatto, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Dora Inés Kozusny-Andreani 144-149
Resumo: A adenite equina, popularmente chamada de garrotilho, é uma enfermidade contagiosa, causada pela bactéria Streptococcus equi. A enfermidade é conhecida por ter alta morbidade e baixa letalidade e seus prejuízos econômicos devem-se à perda de performance e alto custo do tratamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença e o perfil de resistência a antibióticos de Streptococcus equi da cavidade nasal de equinos hígidos da região de Fernandópolis – SP. Foram utilizados 50 equinos hígidos sem raça definida e com idade entre 12 a 24 meses. De cada animal foram colhidas amostras de exsudato da cavidade nasal por meio de swabs esterilizados e em seguida colocados em tubos contendo ágar base acrescido com 5% de sangue ovino desfibrinado. Os isolados que apresentaram colônias mucosas e β-hemolíticas foram analisados pela coloração de Gram, submetidos ao teste da catalase, e identificados pelo sistema API Rapid ID 32 Strep. Todos os isolados foram avaliados em difusão em placa. Foram isolados sessenta e sete amostras de Streptococcus equi, das subespécies equi e zooepidemicus. Verificou-se prevalência maior de S. equi subesp zooepidemicus (p < 0,001). A maioria dos isolados de S. equi subespécies equi foram mutirresistentes, havendo diferenças significativas entre os diferentes antibióticos (p < 0,005), enquanto que foi verificada maior susceptibilidade nos isolados S. equi subespécies zooepidemicus (p < 0,05). Os resultados obtidos mostraram que ambas as subespécies de Streptococcus equi fazem parte da microbiota normal da cavidade nasal de equinos, e que as mesmas diferem quanto a susceptibilidade aos antibióticos.
QUALIDADE DE CAMARÃO (Litopenaeus vannamei) MINIMAMENTE PROCESSADO PDF
Bárbara Camila Firmino Freire, Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Antônio Cleyton Arruda de Azevedo Costa, Amanda Sabino de Souza, Luana Kelly Carvalho da Silva, Vilson Alves de Góis, Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, Henrique Albano Nogueira Gomes 150-155
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a influência da aplicação de lactato de sódio, ácido lático e ácido cítrico nas propriedades físico-químicas e microbiológicas do camarão (Litopenaeusvannamei). As amostras foram submetidas, logo após a coleta, ao processamento mínimo e dois tratamentos distintos: ausência de imersão em solução de ácidos orgânicos e lactato de sódio (controle) e imersão na solução de bioconservantes (tratado). As porções foram embaladas a vácuo e estocadas sob refrigeração. Durante o armazenamento, foram realizadas análises físico-químicas tais como o potencial hidrogeniônico, a capacidade de retenção de água, a perda de peso por cocção e cor. Foram também realizadas análises microbiológicas para contagem de bactérias aeróbicas mesófilas e psicrotróficas nos dias zero, dois e quatro, em três repetições por tratamento. Os dados obtidos foram avaliados pelo teste de t Student ao nível de 5% de significância. Os resultados obtidos comprovaram a eficácia do tratamento na preservação da qualidade do camarão, onde os resultados obtidos nas análises físico-químicas apresentaram melhores valores no grupo tratado quando comparado ao grupo controle, assim como para as análises bacteriológicas onde os resultados mostraram uma redução significativa no crescimento de microrganismos no grupo tratado quando comparado com o grupo controle.
EFFECT OF ECOBIOMETRIC VARIABLES IN COELOMIC CAVITY ORGANS IN RED-TAILED BOAS PDF (English)
Rafael Santos Andrade, Sheila Canevese Rahal, Ednaldo Silva Filho, Maria Eduarda Andrade Bastos Moutinho Conceição, Marcus Antônio Rossi Feliciano, Dárcio Ítalo Alves Teixeira, Frederico Ozanan Barros Monteiro 156-164
Resumo: B-mode ultrasound employment in snakes is a challenge because the anatomy is differentiated in relation to birds and mammals. Thus, the present study aimed to describe the topography and ultrasonographic characteristics of the liver, gallbladder, spleen, kidneys, and conduct a comparison of measurements and biometric variables in snakes. Fifty-seven red-tail boas (Boa constrictor) were grouped according to body mass: Group A [30 snakes (15 males and 15 females) with body mass ranging from 0.8 to 2.8 kg] and Group B [27 snakes (12 males and 15 females), body mass ranging from 3 to 3.4 Kg]. Prior to imaging, the red-tail boas received a physical examination to assess for any visible lesions or damage that could compromise their overall condition. The ultrasonographic exams were performed using an ultrasound with convex (3.5 MHz), linear (7.5 MHz), and linear multi-frequency (6-18 MHz) transducers. All ultrasound parameters were performed using sagittal and transverse B-mode. Sex did not influence the biometric parameters evaluated. However, body length and body mass influenced some organs of the coelomic cavity. Ultrasonography is a useful diagnostic tool for the assessment of the snake in red-tailed boas. In addition, data reported in this study are important as a basis for ultrasound examination for other snake species.
GÉRMEN INTEGRAL DE MILHO EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO NA DIETA DE OVINOS SANTA INÊS: CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E COMPOSIÇÃO TECIDUAL PDF
Stela Antas Urbano, Marcelo de Andrade Ferreira, Safira Valença Bispo, Emmanuelle Cordeiro da Silva, Juraci Marcos Alves Suassuna, Juliana Paula Felipe de Oliveira 165-171
Resumo: Avaliou-se o efeito da substituição do milho pelo gérmen integral de milho (0; 25; 50; 75 e 100%) na dieta de ovinos da raça Santa Inês sobre as características de carcaça, pesos e rendimentos dos cortes cárneos e composição tecidual da perna. Quarenta animais não emasculados da raça Santa Inês foram abatidos após 70 dias de confinamento. Verificou-se efeito linear decrescente para o consumo de matéria seca, proteína bruta e nutrientes digestíveis totais, bem como para os pesos e rendimentos de carcaça, área de olho-de-lombo, pesos dos cortes cárneos comerciais e componentes tissulares da perna. Houve aumento linear para o pH final da carcaça, sem efeito sobre o pH inicial e temperaturas inicial e final. O rendimento dos cortes cárneos, os percentuais de músculos e de gordura da perna e a relação músculo : gordura não foram influenciados pela substituição. Para os percentuais de ossos e de outros tecidos da perna houve efeito linear crescente. As relações musculo : osso, gordura subcutânea : gordura intermuscular e o índice de musculosidade da perna decresceram linearmente com a substituição. Não se recomenda a substituição do milho pelo gérmen integral de milho na dieta de ovinos da raça Santa Inês confinados.

Clinical Reports / Casos Clínicos

PRIMEIRO RELATO DE Francisella noatunensis SUBESPÉCIE ORIENTALIS NO SUL DO BRASIL – RELATO DE CASO PDF
Adolfo Jatobá, Susane Pahl Klipp, Roberto Hoppe 172-176
Resumo: O granuloma visceral sistêmica ou franciselose em peixes é causada por Francisella noatunensis subspécie orientalis e F. noatunensis subspécie noatunensis. No Brasil, o primeiro surto de franciselose em tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) foi registrado nos invernos de 2012 e 2013, no estado de Minas Gerais. Entretanto, nada foi observado nas demais regiões produtoras. O objetivo neste trabalho foi diagnosticar o agente causador da mortalidade de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em uma unidade produtora do estado de Santa Catarina. Durante um surto de mortalidade em setembro de 2015, foram avaliadas 35 tilápias quanto à presença de parasitos, avaliação microbiológica e análise da reação em cadeia da polimerase. Após análises, foi registrada a presença da F. noatunensis subespécie orientalis, sendo o primeiro relato no sul do Brasil.
TRAUMATIC SPINAL CORD INJURY WITH SCHIFF-SHERRINGTON POSTURE AND SPONTANEOUS RESOLUTION IN A DOG: MRI EVALUATION PDF (English)
Vinicius Gonzalez Peres Albernaz, Isabella de Almeida Fabris, Bruna Ribeiro Paiva, Jeniffer Gabriela Figueroa Coris, Juliany Gomes Quitzan 177-181
Resumo: The Schiff-Sherrington phenomenon is an extensor hypertonicity of the forelimbs that occurs when there is a severe injury in the thoracolumbar segment. A 4-years-old, intact female, mixed breed dog, presented with vehicle trauma history followed by non-ambulatory paraparesis, extensor rigidity of forelimb and allodynia pain sensation. Superficial pain sensation was decreased. The treatment was based on unique dose of dexamethasone followed by oral administration of meloxicam, tramadol hydrochloride, dypirone, omeprazole and, poly vitamin complex. Low field magnetic resonance image (MRI) showed hyperintensity signal between T12 and T13 on T2-wheighting image compatible with neuronal edema. In the day after, allodynia and extensor rigidity presented spontaneously resolution. At 10th day, return to voluntary ambulation without assistance. Schiff-Sherrington posture is usually associated with poor prognosis and grade V traumatic injury of the thoracolumbar spinal cord. We report a grade III traumatic spinal cord injury confirmed with MRI as only neuronal edema causing the posture. The Schiff-Sherrington posture often resolves spontaneously in 10-14 days, but neurological signs of trauma can persist. The conservative treatment proposed was efficient, promoting forelimb recovery on the day after and total recovery of motor function in 10 days.

Short Communications / Comunicações curtas

CONCENTRAÇÃO SÉRICA DE GLICOSE, COLESTEROL, TRIGLICERÍDEOS E FRUTOSAMINA EM CADELAS GESTANTES PDF
Thaiza Cristina Fonseca de Figueiredo, Daiane Poletto, Valéria Régia Franco Sousa, Adriane Jorge Mendonça, Arleana Bom Parto Ferreira de Almeida 182-185
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a ocorrência de diabetes mellitus em cadelas gestantes, bem como possíveis fatores associados. Foram avaliadas 20 cadelas gestantes, com idades variadas, independente de raça e período gestacional. Dosagem sérica de glicose, colesterol, triglicerídeos e frutosamina foram realizadas em pacientes em jejum de 12 horas, além de ultrassonografia abdominal. A média de glicose, colesterol e triglicerídeos obtidas foram de 87,1mg/dL, 213,4mg/dL e 132,75mg/dL, respectivamente. A concentração sérica de frutosamina foi considerada satisfatória em todas as gestantes. Apesar de não ter detectado a diabetes mellitus nas cadelas gestantes pesquisadas, a dieta e aumento de colesterol e triglicerídeos em algumas gestantes reforçam a necessidade de conscientização dos proprietários acerca dos fatores associados à esta enfermidade evitando risco as cadelas gestantes e filhotes.
CONHECIMENTO DE TUTORES DE CÃES SOBRE TUMOR DE MAMA EM CADELAS PDF
Cláudia da Silva Magalhães, Wagner Costa Lima, Dayanne Anunciação Silva Dantas Lima, Ana Maria Quessada, Daniel Enrico Müller Dornelles, João Moreira da Costa Neto 186-189
Resumo: Os tumores mamários (TM) são frequentes na espécie canina, sendo que a etiologia pode estar relacionada a diversos fatores, sendo o mais importante o fator hormonal. Devido a isso, a castração precoce é a principal forma de se prevenir a doença em cadelas. Este trabalho teve o objetivo de entrevistar tutores de cães na cidade de Teresina, a respeito do tumor de mama em cadelas. Foram abordadas 420 pessoas na cidade e observou-se que a maioria das pessoas não leva seu animal regularmente ao veterinário. Tal conduta diminui a possibilidade de diagnóstico precoce, fundamental em TM de cadelas. A maioria das pessoas respondeu que não castraria seu animal, demonstrando que não estão dispostos a adotar condutas importantes na guarda responsável. Dentre os que concordam com a castração, a anticoncepção foi apontada como principal motivo para muitos entrevistados. A maioria dos entrevistados (71,19%) não sabia que cadelas podem ter TM e dentre as pessoas que afirmaram saber, a maioria não sabia como prevenir a doença. Apenas 8,24% das pessoas citaram a castração antes do primeiro cio como conduta profilática para TM em cadelas. Diante dos resultados obtidos, constata-se que os habitantes de Teresina não possuem informações adequadas e suficientes a respeito de tumores mamários em cães. Sugere-se a instituição de campanhas educativas para diminuir a morbidade e mortalidade da enfermidade em cadelas.
ATIVIDADE ACARICIDA DE Nicotiana tabacum SOBRE OVOS DE Rhipicephalus (Boophilus) microplus PDF
Izabela Mesquita Araújo, Mateus Borges Silva, Nailde de Paula Silva, Hêmina Carla Vilela, Rodrigo Martins Fráguas, Isis Abel 190-193
Resumo: A utilização de acaricidas sintéticos é a forma mais comum para o controle do carrapato-do-boi, Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Porém, os problemas acarretados pelo o uso indiscriminado desses produtos têm impulsionado a busca por métodos alternativos como a utilização de compostos a base de plantas medicinais. Nesse contexto, este estudo objetivou avaliar a eficácia de diferentes métodos de extração do fumo de corda (Nicotiana tabacum) contra ovos de R. microplus. Para a obtenção dos extratos da planta, foram utilizadas as seguintes técnicas: maceração, destilação e extração de Soxhlet, todas utilizando a água como solvente. Os ovos foram organizados em alíquotas de 100 mg para serem tratados com os extratos e, posteriormente, observados diariamente para o registro dos parâmetros relativos à eclosão larval. Observou-se um aumento significativo no período de incubação quando foram utilizados os extratos obtidos por maceração ou Soxhlet. O período e o percentual de eclosão foram significativamente reduzidos, com a utilização de qualquer uma das técnicas de extração. Portanto, o extrato aquoso de N. tabacum, sem a necessidade de formulações, é eficaz para impedir a eclodibilidade larval sob as condições empregadas nesta pesquisa.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 1981-5484