CARACTERIZAÇÃO, MECANISMO DE AÇÃO E PAPEL DO FATOR INIBIDOR DE LEUCEMIA NA FISIOLOGIA OVARIANA E IMPLANTAÇÃO EMBRIONÁRIA

Autores

  • Valesca Barreto Luz
  • Anelise Maria Costa Vasconcelos Alves
  • Ana Kelen Felipe Lima
  • Ticiana Franco Pereira Silva Universidade Estadual do Ceará- Faculdade de Veterinária
  • Valdevane Rocha Araújo
  • José Ricardo de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2011.5.3.2341

Resumo

O fator inibidor de leucemia (LIF) é uma glicoproteína pertencente à família das interleucinas-6 que ligados aos seus receptores intermembranários atua em diferentes processos biológicos. Estudos têm relatado a participação deste fator durante o desenvolvimento folicular ovariano e implantação em mamíferos. Esta revisão resume os principais aspectos da estrutura molecular do LIF, seus receptores, mecanismos de ação, expressão e funções focando na fisiologia ovariana e implantação embrionária. Palavras-Chave: LIF, ovário, folículo, endométrio, mamífero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ticiana Franco Pereira Silva, Universidade Estadual do Ceará- Faculdade de Veterinária

Ticiana Franco Pereira da Silva Médica Veterinária Pós-Doutoranda em Reprodução Animal (Área de concentração: Manipulação de Ocócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais) Mestrado e Doutorado em Reprodução Animal (Área de concentração: Comportamento Sexual e Biotecnologia da Reprodução de Felinos) Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais (Área de concentração: Clínica Médica de Felinos)

Publicado

2012-01-26

Edição

Seção

Reviews / Revisões Bibliográficas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)