ASPECTOS ÉTICOS NO USO DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Gabriel Faria Estivallet Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávia Maria de Oliveira Borges Saad Universidade federal de Lavras
  • Luciano Trevizan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.4.2782

Resumo

O uso de animais em pesquisas científicas parece representar uma das questões mais conflitantes no debate bioético entre pesquisadores e grupos de proteção dos animais. É incontestável que o uso de modelos animais tenha possibilitado o desenvolvimento científico nas áreas da saúde e da produção animal, podendo ser citadas inúmeras contribuições destes estudos: a prevenção e tratamento de doenças em humanos e animais, o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas, testes de utilização de fármacos, estudos relevantes nas áreas da fisiologia, bioquímica e comportamento animal. Sem modelos animais provavelmente não conheceríamos parâmetros zootécnicos importantes, específicos de cada espécie como: o consumo alimentar, a digestibilidade e metabolizabilidade de alimentos e seus nutrientes, ganho de peso, composição de carcaças, e outros aspectos de interesse zootécnico. No entanto, a essencialidade do uso de animais se contrapõe aos direitos pertinentes a eles. Considerando que este trabalho levanta questões polêmicas que necessitam ser avaliadas, objetivou-se revisar as questões que envolvem a ética e o bem-estar animal em pesquisas zootécnicas, as perspectivas da sociedade protetora dos direitos dos animais e dos pesquisadores quanto à lei n° 11.794 de 08 de outubro de 2008 e as consequências desta lei no uso de animais em experimentação científica, bem como estimular a reflexão e discussão a respeito da ética e bem-estar dos animais ao longo dos experimentos zootécnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Faria Estivallet Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, na sub-área de Nutrição de Não-Ruminantes, com ênfase em nutrição de animais de companhia. Possui graduação em Zootecnia pela UFSM (2010). Tem experiência em Zootecnia com ênfase em: Nutrição de animais de companhia, nutrição de ruminantes, manejo e alimentação de vacas leiteiras.

Flávia Maria de Oliveira Borges Saad, Universidade federal de Lavras

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, gatos, nutrição, aves e animais de companhia.

Luciano Trevizan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestre em Zootecnia (2005) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Texas A&M University (2009). Atualmente é Professor no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Zootecnia e Medicina Veterinária, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal bem como na Avaliação de Alimentos para não ruminantes dentro dos seguintes temas: estudo dos ingredientes e seus subprodutos e das necessidades nutricionais de cães e gatos.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Edição

Seção

Reviews / Revisões Bibliográficas