ESTUDO SÓCIO-ECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE CARNE SUÍNA EM TRÊS MUNICÍPIOS DO SERTÃO PARAIBANO

Autores

  • Maria Railma Freitas

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.3.2796

Resumo

A finalidade deste trabalho foi determinar quais são as principais características que fazem com que os consumidores apreciem ou não a carne suína, para tanto, foram realizadas entrevistas através de um questionário aos residentes dos municípios de Cajazeiras, Sousa e Patos, nos quais foi possível entrevistar 570 pessoas. No intuito de identificar e classificar os consumidores da carne suína na região foi utilizado um questionário piloto, com posterior aplicação do definitivo. Na análise dos dados observou-se que 60,70% dos entrevistados eram do sexo feminino. Quanto à profissão, as mais frequentes foram às donas de casa com 25,96% e os comerciantes com 4,74%. Constatou-se que 94,33% da população arguida realizavam suas refeições em casa, e que 97% são consumidoras de carne. Dentre os tipos de carne as preferidas foram: bovina (61,93%), aves (17,54%) e suína (9,30%). Sobre o baixo consumo de carne suína, relataram que não sabiam opinar (71,23%) e por problemas de saúde (19,30%). Ficou claro que é preciso realizar campanhas de marketing, através de palestras, elaboração de panfletos, e outros, a fim de informar a população, e minimizar os preconceitos em relação à carne suína, mostrando os valores nutricionais e a sua importância através da difusão e socialização de novos conhecimentos para a nutrição humana.

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Publicado

2012-12-27

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa