PREVALÊNCIA DOS PRINCIPAIS AGENTES INFECCIOSOS ENVOLVIDOS EM ABORTOS EM CAPRINOS NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Antônio Carlos Lopes Câmara Hospital Veterinário Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), BR 110, Km 47, Mossoró, 59625-900, RN.
  • Ivana Cristina Nunes Gadelha-Lelis Docente do Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciência Animal, UFERSA.
  • Luciana Dalcin Médica veterinária autonôma
  • Marcelo Barbosa Bezerra Docente do Curso de Medicina Veterinária, Departamento de Ciência Animal, UFERSA.
  • Benito Soto-Blanco Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2012.6.4.2928

Resumo

O presente artigo objetiva realizar breve revisão sobre os principais agentes infecciosos de abortos em caprinos criados no Nordeste brasileiro, e, apontar a prevalência sorológica de tais microrganismos. Na literatura consultada foram observados registros de abortos em caprinos pelas bactérias Leptospira spp. e Chlamydophila abortus; e pelos protozoários Neospora caninum, Toxoplasma gondii e Trypanosoma vivax. Não houve relatos da ocorrência do componente viral na etiologia dos abortos em caprinos no Nordeste brasileiro. As enfermidades causadas por tais agentes etiológicos estão bem difundidas nos criatórios nordestinos, sendo necessários estudos mais aprofundados a fim de quantificar as perdas econômicas, e, despertar nos produtores e médicos veterinários de campo, o interesse em implantar programas de controle e profilaxia mais eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Edição

Seção

Reviews / Revisões Bibliográficas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>