PERCEPÇÃO DE TUTORES DE CÃES E GATOS DA CIDADE DO RECIFE QUANTO AOS FATORES DE RISCO À INFECÇÃO POR Cryptosporidium spp.
DOI:
https://doi.org/10.21708/avb.2014.8.4.4785Resumo
As zoonoses parasitárias são um problema de saúde pública e diante da proximidade entre animais e humanos, objetivou-se avaliar a percepção de tutores de cães e gatos residentes à cidade do Recife (PE), quanto à infecção por Cryptosporidium spp. e seus fatores de risco. Para tanto, foi aplicado um questionário, composto por perguntas fechadas, a 71 tutores. Os resultados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel® versão 2007 para obtenção das frequências absolutas e relativas. Entre os tutores participantes, 16,9% (n=12) eram do sexo masculino e 83,1% (n=59) do sexo feminino. Sua idade variou de 18 a 75 anos. Em relação ao conhecimento da criptosporidiose, apenas 11,3% (n=8) dos tutores responderam que sim e 88,7% (n=63) respondeu nunca ter ouvido a respeito. Um percentual de 100% (n=71) foi igualmente alcançado ao serem questionados sobre o uso de medicações anticoccidianas, em que responderam não utilizá-las e sobre a possibilidade de os animais transmitirem doenças para o homem, em que afirmaram ter esse conhecimento. Dentre os participantes, 73,2% (n=52) afirmaram recolher as fezes de seus animais. Dos tutores 80,2% (n=57) relataram que seus animais têm acompanhamento médico veterinário. Entretanto, ao contrário do esperado, o conceito de zoonose foi corretamente respondido por apenas 21,1% (n=15) deles. Os resultados obtidos evidenciam o baixo nível de conhecimento sobre fatores de risco relacionados à infecção por Cryptosporidium spp., o que expõe tanto aos tutores e seus animais, quanto a saúde coletiva da região estudada à criptosporidiose.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Acta Veterinaria Brasilica concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).