EFEITO DA RELAÇÃO LISINA: ARGININA DIGESTÍVEL SOBRE O DESEMPENHO DE POEDEIRAS COMERCIAS NO PERÍODO DE POSTURA

Autores

  • Matheus Ramalho de Lima
  • José Humberto Vilar da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21708/avb.2007.1.4.519

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito da relação arginina: lisina (Arg: Lys) digestível sobre o desempenho de poedeiras leves e simipesadas. 360 aves, sendo 180 leves (LSL) e 180 semipesadas (Lohmann Brown) foram distribuidas em delineamento inteiramente ao acaso de cinco repetições com seis aves cada. O período experimental foi composto de quatro fases de 28 dias de idade, sendo avaliado de 40 a 56 semanas de idade das aves. Um total de 12 tratamentos foram elaborados em esquema fatorial 3 x 2 x 2, constituido por três níveis de arginina (0,64, 0,72 e 0,79%), dois niveís de lisina (0,71 e 0,78%) e duas linhagens. Excluindo-se o efeito das linhagens, os tratamentos constituiram-se de seis relações Arg: Lys, conforme arranjo a seguir: T1 = Relação 0,91 ou 0,64% de Arg (-10%) e 0,71% de Lys digestível (nível normal); T2 = Relação 1,01 ou 0,72% de Arg e 0,71% de Lys digestível, níveis normais ou controle; T3 = Relação 1,11 ou 0,79% de Arg (+10%) e 0,71% de Lys digestível (nível normal); T4 = Relação 0,82 ou 0,64% de Arg (-10%) e 0,78% de Lys digestível (+10% do normal); T5 = Relação 0,92 ou 0,72% de Arg (normal) e 0,78% de Lys digestível (+10% do normal); T6 = Relação 1,01 ou 0,79% de Arg (+10%) e 0,78% de Lys digestível (+10% do normal). Os niveis de Arg e de Lys não afetaram as características avaliadas (P>0,05), porém, a linhagem semipesada apresentou malhores valore para conversão alimentar por massa e gravidade especifica dos ovos (P≤0,05). Interações foram observadas entre Lys*Linhagem para conversão alimentar e entre Lys*Arg, para produção, peso e conversão por massa de ovos. Recomenda-se a relação 0,91 ou 0,64% de Arg e 0,71% de Lys digestível. Palavras-Chave: Aminoácidos, nutrição, galinhas poedeiras.

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Publicado

2008-02-12

Edição

Seção

Original Articles / Artigos de Pesquisa

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