COMPORTAMENTO DE SEMENTES DE PALMA (Opuntia ficus-indica l.) SUBMETIDAS À FERMENTAÇÃO E SECAGEM
Palavras-chave:
germinação, propagação, tecnologia de sementesResumo
A palma forrageira é cultivada de forma extensiva como uma espécie produtora de frutas e forragem em muitos países. O cultivo extensivo se baseia na propagação vegetativa, que é preferida, devido a sua facilidade. A propagação por sementes pode vir a ser uma ferramenta útil para fins de melhoramento genético, assim, nesse trabalho, as sementes de palma forrageira Opuntia ficus-indica L. foram submetidas a diferentes períodos de fermentação (0; 24; 48; 72 e 96 horas), com e sem secagem. Avaliou-se sua qualidade fisiológica, através das determinações do grau de umidade, porcentagem de emergência e velocidade de emergência de plântulas (IVE). O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial (5 x 2), onde os cinco períodos de fermentação frente às duas condições (com e sem secagem) constituíram os tratamentos. Sementes submetidas ao maior período de fermentação apresentaram sarcotestas mais degradadas, favorecendo, conseqüentemente, uma melhor absorção de água, resultando numa porcentagem de emergência de 55% e IVE de 0,25, em 72 horas de fermentação. A secagem das sementes após fermentação promoveu uma maior porcentagem de emergência (70%) e IVE (0,3), verificando um aumento de ambos, quando as sementes permaneceram em fermentação por um maior período.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).