EFEITO DOS TRATAMENTOS DE OXIDAÇÃO EM Aloysia virgata
Palavras-chave:
carvão ativado, cultura de tecidos, oxidação.Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de estabelecer uma técnica para o controle da oxidação, na micropropagação in vitro da aloysia virgata. O delineamento utilizado foi o Inteiramente Casualizado (DIC), com 5 tratamentos e 20 repetições. Sendo os tratamentos: T1: controle (sem carvão ativado, sol), T2 (carvão, sol), T3 (escuro, sem carvão), T4 (lavagem, controle), T5 (escuro, carvão). As características avaliadas foram os níveis de oxidação, a percentagem de contaminação (fungo, bactéria) e o desenvolvimento (altura, número de folhas). Diante dos resultados apresentados pode-se concluir que a Aloysia virgata apresenta facilidade de oxidação. A lavagem em água favorece a disseminação de fungos e bactérias. O ambiente escuro e o meio com carvão ativado foram eficientes no controle da oxidação.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).