ESPÉCIES E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM UM POMAR COMERCIAL DE MANGUEIRA, NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ.
Palavras-chave:
Entomologia, Moscas das FrutasResumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer as espécies e a flutuação populacional das moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em um pomar comercial de mangueira Mangifera indica L., no litoral do Estado do Ceará. O estudo foi desenvolvido no período de julho de 2005 a julho de 2007, no município de Beberibe (CE). A captura das moscas-das-frutas foi realizada com armadilhas do tipo McPhail, tendo como atrativo, proteína hidrolizada de milho à 5%. Semanalmente, os insetos coletados eram triados, as moscas-das-frutas capturadas eram acondicionadas em recipientes com álcool à 70% e posteriormente identificadas. A flutuação populacional foi estimada através do índice MAD (Mosca/Armadilha/Dia). Durante este estudo foram coletadas seis espécies de moscas-das-frutas: Anastrepha obliqua (Macquart) (63%), A. zenildae Zucchi (7%), A. sororcula Zucchi (5%), A. fraterculus (Wied.) (2%), A. distincta Greene (2%) e Ceratitis capitata (Wied) (21%). Os maiores picos populacionais de Anastrepha spp. e C. capitata ocorreram entre os meses de abril e julho, nos dois anos de estudo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).