Levantamento florístico e estrutura fitossociológica do estrato herbáceo e subarbustivo em áreas de caatinga no Cariri paraibano
Palavras-chave:
Espécies herbáceas, estrutura, semi-áridoResumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo conhecer a composição florística e alguns parâmetros fitossociológicos da vegetação herbácea da caatinga, localizada na Estação Experimental de São João do Cariri, PB. Selecionou-se três áreas de caatinga onde foram plotadas parcelas fixas de 10m x 10m, em cada área, sendo uma constituída por uma parcela fechada e outra telada lateralmente, onde foram instaladas 5 subparcelas de 1m x 1m em cada parcela, totalizando 30m² ao todo nas três áreas. A área I foi representada pela cobertura vegetal menos conservada, a área II com condição intermediária e a área III a mais conservada. A flora herbácea foi representada por 31 gêneros, 40 espécies e 21 famílias com 3.091 ind.m² distribuídos nas três áreas. As áreas II e III apresentaram maior riqueza e diversidade, expressa tanto pelo número de famílias e espécies identificadas. As famílias, Convolvulaceae, Euphorbiaceae e Fabaceae apresentaram maior número de espécies tanto nas parcelas abertas quanto fechadas. Aristida adscensionis, áreas (I e II), e Cyperus uncinulatus, (área III) foram as espécies que apresentaram maior valor de importância nas parcelas fechadas e abertas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).