REQUERIMENTOS DE POLINIZAÇÃO DO MELOEIRO (Cucumis melo l.) NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ – CE - BRASIL
Palavras-chave:
Melão, polinização, frutos, abelhas.Resumo
O trabalho foi realizado em áreas de cultivo comercial de melão amarelo (Cucumis melo L.), variedade AF-646, no município de Acaraú-CE. O experimento constou de quatro tratamentos: Polinização cruzada manual, polinização aberta com a introdução de abelhas, polinização livre e polinização restrita. As variáveis observadas foram: Taxa de vingamento de frutos, peso dos frutos e número de sementes por fruto. A polinização cruzada manual apresentou os melhores resultados para o número de frutos vingados, o peso dos frutos e o número de sementes por fruto, seguida da polinização aberta com abelhas, polinização livre e por último a polinização restrita, que não apresentou vingamentos. Tendo em vista o cultivo do meloeiro em áreas abertas e durante a estação seca da região Nordeste do Brasil, pode-se concluir que o processo de polinização depende da ação de um agente polinizador biótico e que as abelhas melíferas apresentaram eficiência como polinizadoras do meloeiro.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).