COMPARAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS, CULINÁRIAS E NUTRICIONAIS EM VARIEDADES DE ARROZ BRANCO E VERMELHO
Palavras-chave:
Oryza sativa, produtividade, teor de amilose, tempo de cocção, arroz integral, ferro e zinco.Resumo
O arroz vermelho é cultivado por pequenos agricultores do Brasil, principalmente nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, em função de suas características diferenciadas em relação ao arroz branco, como sabor, textura e suposto valor nutricional. As variedades atualmente em uso foram selecionadas pelos próprios agricultores e, em geral, apresentam arquitetura de planta tradicional e baixa produtividade de grãos. O trabalho teve como objetivo comparar as principais características agronômicas, culinárias e nutricionais entre variedades de arroz branco e de arroz vermelho. A pesquisa de campo foi realizada na Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí, e as análises de laboratório, na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, no estado de Goiás. Foram avaliadas onze variedades de arroz branco e quatro de arroz vermelho, com ênfase em produtividade de grãos, teor de amilose, tempo de cocção e concentrações de ferro e zinco nas formas de consumo do arroz polido e integral. As variedades de arroz branco foram mais produtivas, apresentaram maiores teores de amilose e demandaram menos tempo para cozimento do que as variedades de arroz vermelho, todavia o arroz vermelho sobressaiu, na forma de grão polido, quanto aos teores dos micronutrientes ferro e zinco.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).