ANÁLISE SENSORIAL DA ÁGUA-DE-COCO DURANTE O ARMAZENAMENTO DOS FRUTOS DA CULTIVAR ANÃO VERDE
Palavras-chave:
Cocos nucifera L., qualidade, sólidos solúveis totaisResumo
Este experimento teve por objetivo avaliar a aparência dos frutos e o sabor da água-de-coco durante o período de armazenamento dos frutos. Foram colhidos frutos da cultivar Anão Verde com seis meses de idade, provenientes do município de Rio do Fogo-RN, em seguida foram transportados para o Laboratório de Agricultura Irrigada da UFERSA, onde foram previamente avaliados quanto à aparência dos frutos e sabor da água. Parte dos frutos foi revestida com parafina, e a outra parte permaneceu sem tratamento. Em seguida, os frutos foram armazenados em câmara fria com temperatura de 121ºC e 902% UR onde permaneceram por 28; 35; 42; 49; 56 e 63 dias. Em cada período os frutos foram avaliados quanto a sua aparência e sabor da água utilizando uma escala hedônica de nove pontos, variando de gostei e desgostei extremamente. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2x6, sendo dois tipos de revestimento dos frutos (frutos com e sem parafina), seis períodos de armazenamento dos frutos (28, 35, 42, 49, 56 e 63 dias), com três repetições de 05 frutos, foi utilizado o teste de média de Friedman a 5% de probabilidade. O revestimento com parafina conservou boa aparência dos frutos por um período maior de tempo em relação aos frutos sem parafina. O sabor da água, praticamente, não diferiu com o revestimento dos frutos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).