PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS NO LEITE DE CABRAS ALIMENTADAS COM NÍVEIS CRESCENTES DE FENO DE FLOR-DE-SEDA
Palavras-chave:
perfil lipídicoResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a substituição do concentrado pelo feno de flor-de-seda nos níveis de 0; 15; 30; 45; e 60%, sobre o perfil de ácidos graxos presentes no leite de cabras. Foram utilizadas cinco cabras do tronco alpino, multíparas, com 106 dias de lactação ao início do experimento, ordenhadas manualmente duas vezes ao dia (06:00 e 16:00). As cabras foram distribuídas em um quadrado latino 5 X 5, consistindo em cinco períodos de 13 dias dos quais os 10 primeiros dias de cada período eram de adaptação as novas dietas e os outros três, de coleta de leite. Foram identificados a presença significativa de 13 ácidos graxos, sendo 8 saturados de cadeias curta, média e longa (C6 a C20), 3 monoinsaturados de cadeias média e longa (C14 a C18) e 2 polinsaturados de cadeia longa (C18:2 e C18:3). Não houve diferença significativa (P>0,05) para as variáveis estudadas, exceto para o ácido miristoléico (P<0,05). A presença do CLA (ácido linolêico conjugado) não foi evidente, contudo seus precursores (C18:2 e C18:3) foram identificados. Conclui-se que o feno de flor-de-seda pode ser incluído na dieta, com participação de até 60%, sem que os AG essenciais apresentem diminuição significativa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).