DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DO FEIJÃO CAUPI IRRIGADO COM ÁGUA SALINA EM CASA DE VEGETAÇÃO
Palavras-chave:
Vigna Unguiculata, estresse salino, água salinaResumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes niveis níveis de salinidade da água de irrigação no desenvolvimento vegetativo do feijão caupi. utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0,5; 2,13; 2,94; 3,5 e 5,0 dS m-1) com três repetições. As plantas foram coletadas aos 45 dias após a semeadura, sendo avaliados: diâmetro do caule, número de nódulos das raízes, altura, número de folhas, área foliar e material seca total. A salinidade influenciou linearmente o desenvolvimento inicial do feijão caupi, sendo todas as características reduzidas nos maiores níveis salinas. As características mais afetadas foram a área foliar (65,90%), matéria seca total (69,10%) e o número de nódulos das raízes (98,71%).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).