EFEITO DA ADUBAÇÃO FOSFATA SOBRE O ACÚMULO DE BIOMASSA E TEOR DE BRIX DE DUAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR
Palavras-chave:
adubação fosfatada, acúmulo de biomassa, teor de BrixResumo
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o acúmulo de matéria natural, matéria seca e teor de Brix por duas variedades de cana-de-açúcar, influenciados pela adubação fosfatada na Região da Zona da Mata do Estado de Alagoas. O experimento, um fatorial 2 x 6, foi constituído de duas variedades de cana; RB867515 e RB92579, e seis doses de fósforo: zero, 30, 60, 90, 120 e 150 kg por ha, tendo como fonte de fósforo o superfosfato triplo. Utilizou-se também adubação nitrogenada e potássica em doses equivalentes a 100 e 200 kg ha-1 de N e K, respectivamente. O solo da área experimental recebeu calagem para elevar a saturação por bases a 60%. No início das primeiras precipitações do período chuvoso de 2006 foi realizada a adubação com micronutrientes em cobertura, em doses equivalentes a 6,0; 6,0 e 7,0 kg ha-1 de Cu, Mn e Zn, respectivamente. Adotou-se o controle químico de plantas daninhas. Mensalmente, no período de agosto a outubro de 2006, foram realizadas as amostragens na cana-planta. Procedendo-se inicialmente a contagem do número de plantas por metro linear, seguido da pesagem do material. Posteriormente, foi retirada uma subamostra contendo dez plantas para pesagem. Após pesagem o material foi passado em picadeira e homogeneizado, novamente retirou-se uma subamostra de aproximadamente 300g, levando-as à estufa de ventilação forçada a 65ºC, até a obtenção de peso constante. Obtendo-se a produção de matéria natural (MN) e matéria seca (MS). No mês de julho, foram analisados os teores de Brix % caldo, em refratômetro de Brix. Os valores médios de produção de matéria natural (MN), matéria seca (MS) e teores de Brix % foram submetidos à análise de variância e regressão para as variáveis estudadas. Os acúmulos de matéria natural e matéria seca foram influenciados pela adubação fosfatada. Os teores de Brix % nas duas variedades não sofreram influência significativa da adubação fosfatada.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).