DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE AMERICANA EM AMBIENTES SOMBREADOS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO-BA
Palavras-chave:
Lactuca sativa L. Cultivo protegido. Ambiente. Cultivar.Resumo
A alface é uma hortaliça folhosa que, quando cultivada em regiões onde a radiação solar é intensa não consegue desenvolver todo seu potencial genético. Por esta razão, este trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade de cultivares de alface americana utilizando-se diferentes tipos de telas de sombreamento nas condições climáticas da região do Submédio São Francisco. O experimento foi conduzido em canteiros, utilizando-se telas pretas com 30 e 50% de sombreamento, tela branca e a pleno sol. O delineamento estatístico adotado foi fatorial 4 x 2 e as médias comparadas através do teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Colocou-se em cada tratamento um termohigrômetro e termômetros a 0,40 m do solo acoplado ao globo negro, para obtenção da carga térmica radiante, umidade relativa e temperatura do ar. Ao final do experimento coletou-se clorofila, diâmetro da cabeça, altura de planta, número de folhas por planta, área foliar, matéria fresca e seca das plantas. As telas de sombreamento afetaram os parâmetros avaliados sendo os tratamentos a PS e TB, os que apresentaram melhores parâmetros para produção comercial.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).