CINÉTICA DA RESPIRAÇÃO EDÁFICA EM DOIS AMBIENTES DISTINTOS NO SEMI-ÁRIDO DA PARAÍBA, BRASIL
Palavras-chave:
Atividade microbiana, temperatura do soloResumo
Este trabalho objetivou verificar a cinética da respiração edáfica em dois ambientes, nas condições do semi-árido paraibano. A respiração edáfica foi estima a cada hora, durante um período de 12:00 horas, em um plantio de jurema-preta e em uma área degradada sem vegetação, utilizando-se uma solução de KOH 0,5 N para absorver o CO2 liberado, titulando-se com HCl 0,1 N. Avaliou-se ainda a temperatura do solo, na superfície e a 10,0 cm de profundidade, nessas duas áreas estudadas. Observou-se que a maior atividade microbiana no juremal ocorreu no período de 10:00 às 12:00 horas da manhã, havendo uma inibição dessa atividade quando as temperaturas alcançaram valores próximos a 50°C. Já na área sem vegetação, o maior incremento na atividade microbiana deu-se a partir das 14:00 horas quando houve redução nas temperaturas da superfície e a 10,0 cm de profundidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).