CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DA SERAPILHEIRA DEPOSITADA EM ÁREA DE CAATINGA
Palavras-chave:
Ciclagem de nutrientes, composição química, liteiraResumo
A serapilheira acumulada nos ecossitemas florestais é fonte de nutrientes para o solo, contribuindo para a manutenção da produtividade e sustentabilidade nesses ambientes. O presente trabalho objetivou avaliar as características químicas da serapilheira depositada em área de Caatinga, bem como os estoques de nutrientes nela contidos. O trabalho foi desenvolvido na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pertencente à Fazenda Tamanduá, no semi-árido da Paraíba. A serapilheira depositada em caixas coletoras foi coletada mensalmente em sete transectos demarcados na área de estudo, sendo trimestralmente retirada uma amostra do material orgânico, por transecto, para a realização das análises químicas. Estimou-se também os teores remanescentes dos nutrientes contidos na serapilheira acondicionada em sacolas de náilon após 12 e 24 meses de exposição às condições ambientais. A ordem das quantidades totais de nutrientes analisados na serapilheira foi a seguinte: N > Ca > S > K > Mg > P. A liberação de K, Ca e Mg acompanhou a perda de massa da serapilheira. Ao longo do processo de decomposição ocorreram aumentos nos valores de concentração do N, P e S. O N na serapilheira apresentou maiores concentração no período chuvoso e o P foi o nutriente limitante nesse ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).