QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRÊS CULTIVARES DE ALGODEIRO HERBÁCEO ARMAZENADAS
Palavras-chave:
armazenamento, deterioração, emergência, Gossypium hirsutum, micoflora e vigor.Resumo
As sementes de algodão exigem cuidados especiais durante o período de conservação, para que mantenham sua qualidade fisiológica e sanitária. O trabalho objetivou avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de três cultivares de algodoeiro herbáceo armazenadas por três (Lote 1) e doze meses (Lote 2). As análises foram realizadas no Laboratório de Análise de Sementes e de Fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias, Areia-PB. As variáveis analisadas foram: o teste de emergência (E), vigor (IVE), peso verde (PV), peso seco (PS) e "Blotter test". Para a qualidade fisiológica o delineamento foi o inteiramente ao acaso, em esquema fatorial (3x2), com quatro repetições de 25 sementes. Os dados de qualidade sanitária estão de acordo com a incidência fúngica expressa em porcentagem. As sementes das cultivares CNPA 7H, BRS Verde proporcionaram boa emergência de plântulas até 12 meses de armazenamento e as sementes da cultivar BRS Verde inicialmente apresentaram dormência, sendo superada ao longo do armazenamento. A espécie fúngica com maior incidência nas cultivares, em ambos os lotes foi Rhizopus sp. A cultivar Aroeira do Sertão apresentou maior incidência e diversidade de espécies fúngicas, os quais em sua grande maioria são classificados como fungos de armazenamento.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).