CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE ACESSOS DE MELOEIRO COLETADOS NO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Cucumis melo, recursos genéticos, germoplasmaResumo
O objetivo do presente trabalho foi caracterizar acessos de meloeiro coletados no Nordeste brasileiro. Foram avaliados 42 acessos e quatro cultivares comerciais, nos anos de 2006 e 2007, em dois experimentos em blocos completos casualisados com duas repetições. Foram utilizados 24 descritores, sendo um da semente, onze de frutos, sete da inflorescência, quatro da folha e dois do caule. Os acessos pertenciam aos grupos botânicos Cantalupensis, Momordica, Conomon, Inodorus e a um grupo não definido. Observou-se grande variação entre os acessos para todos os descritores, em especial nos descritores de fruto. Constatou-se variação entre e dentro dos grupos botânicos estudados, principalmente no grupo Cantalupensis. De um modo geral, os acessos foram prolíficos, produtivos, com frutos compridos de tamanho intermediário a grandes, com baixa firmeza da polpa e baixo teor de sólidos solúveis. A caracterização dos acessos usando os descritores de fruto pode auxiliar os programas de melhoramento. Alguns acessos podem ser utilizados para aumentar a prolificidade e a produtividade do meloeiro por meio de cruzamentos com cultivares melhoradas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).