FLORA ARBÓREO-ARBUSTIVA EM ÁREAS DE CAATINGA NO SEMI-ÁRIDO BAIANO, BRASIL
Palavras-chave:
Composição botânica, similaridade florística, RiquezaResumo
Objetivou-se realizar um levantamento florístico dos componentes arbóreo-arbustivo em duas áreas na Caatinga baiana. O levantamento foi feito utilizando-se para cada área 100 parcelas contíguas de 10 x 10m. Todas as espécies arbóreas e arbustivas foram coletadas e depositadas no Herbário Jaime Coelho de Moraes da Universidade Federal da Paraíba. Foram registrados em Senhor do Bonfim 1.793 indivíduos distribuídos em 52 espécies, 38 gêneros e 23 famílias. Na área de Jacobina foram amostrados 1.961 indivíduos os quais ficaram distribuídos em 62 espécies, 40 gêneros e 24 famílias. Em Senhor do Bonfim, as famílias com maior número de espécies foram Euphorbiaceae, Leg. Mimosoideae, Malvaceae e Rubiaceae. Em Jacobina destacaram-se: Euphorbiaceae, Leg.Mimosoideae, Myrtaceae, Cactaceae, Leg. Caesalpinoideae, Malpighiaceae e Malvaceae. Observou-se a influência predominante de seis espécies na comunidade de ambas as áreas. A análise de similaridade florística indicou que para as duas áreas a similaridade foi muito baixa. Constatou-se que as áreas estudadas apresentaram composição florística variada, com presença de espécies comuns às caatingas e espécies características de outras formações mais úmidas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).