INCIDÊNCIA DE FUSARIOSE E AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE INOCULAÇÃO DE Fusarium gutiforme EM FOLHAS DE ABACAXIZEIRO
Palavras-chave:
Ananas comosus. Fusariose. Inoculação.Resumo
A fusariose, ocasionada pelo fungo Fusarium gutiforme, acarreta perdas superiores a 30% na produção brasileira dos frutos. O trabalho teve como objetivos, o monitoramento da doença em áreas de plantio comerciais de produção integrada de abacaxi (Santa Rita, Paraíba), e estudar o efeito de diferentes métodos de inoculação, sobre o desenvolvimento da doença. O início do monitoramento foi iniciado 90 dias após o plantio, em intervalos mensais, até o tratamento de indução floral (270 dias após o plantio). Para avaliar o efeito da inoculação foram utilizadas folhas tipo D da cultivar ‘Pérola’. As folhas foram destacadas a partir da base, desinfestadas com hipoclorito de sódio a 5,0%, e enxaguadas em água destilada. As inoculações foram feitas a 2 e 5 cm da base das folhas. O método de inoculação utilizado foi o do palito contaminado. As avaliações foram realizadas 15 dias após a inoculação, observando-se a área da lesão. O maior desenvolvimento das lesões foi observado no tratamento disco de colônia sobre ferimento + algodão umedecido sobre a folha 5 cm da base da folha (T5). A posição de inoculação em relação à base da folha não teve efeito significativo com relação ao desenvolvimento da lesão. As plantas que apresentaram sintomas típicos da fusariose foram eliminadas do local de plantio.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).