UTILIZAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS SEMICURADOS NA PRODUÇÃO DA ALFACE (LACTUCA SATIVA)
Resumo
Resumo - Foi estudado o efeito de duas doses de composto orgânico semicurado de composição distinta no desenvolvimento da alface. Os dois compostos foram produzidos previamente sendo originados da mistura de palha de semente de Brachiaria com esterco de gado e esterco de galinha. O período de compostagem foi de 35 dias com o monitoramento da temperatura e avaliação da relação C/N. O experimento de avaliação da produção de alface foi conduzido durante 30 dias. O composto de esterco de galinha aumentou o rendimento da alface nas duas doses avaliadas. O composto com esterco de gado teve desempenho inferior ao composto com esterco de galinha e proporcionou redução do crescimento na maior dose conduzida. Quanto as dosagens utilizadas não houve diferença no composto com esterco de galinha, mas no composto esterco de gado a maior dosagem aumentou o crescimento da planta. O composto com esterco de galinha, produzido em 35 dias, foi considerado adequado para a utilização na adubação do alface com incrementos na produção. Palavras-chave: compostagem, fertilizante orgânico, nutriçãoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).