AVALIAÇÃO SANITÁRIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DOMICILIARES EM MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO
Palavras-chave:
meio ambiente, ovos de helmintos, qualidade sanitáriaResumo
Os objetivos deste trabalho consistem em identificar a prevalência de ovos de helmintos em resíduos sólidos orgânicos domiciliares gerados na zona urbana de municípios do semiárido paraibano. O trabalho foi realizado de junho a dezembro de 2006, em 30 domicílios localizados nos centros urbanos das cidades de Cabaceiras e Caraúbas e 50 domicílios na cidade de Queimadas. Foram coletados resíduos sólidos orgânicos em três semanas consecutivas e dias alternados (segunda, quarta e sexta-feira) na fonte geradora. Para quantificação dos ovos de helmintos coletaram-se três amostras compostas por cidade, resultantes de dez frações de resíduos sólidos orgânicos coletadas nos domicílios. A quantidade de ovos de helmintos variou de 12,82 a 14,39 ovos/gST, com viabilidade de 95,42%. Em ordem de prevalência, registraram-se Ancylostoma sp., Enterobius vermiculares, Fasciola hepatica e Ascaris lumbricoides. Os ovos de Ancylostoma sp. foram identificados em 100% das amostras examinadas. A péssima qualidade sanitária constatada para os resíduos sólidos orgânicos domiciliares em três cidades, localizadas geograficamente na região do semiárido paraibano sugerem que estes resíduos constituem importante fonte de contaminação ao meio ambiente e ao ser humano, requerendo o gerenciamento adequado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).