ESTABELECIMENTO DE NORMAS DRIS PARA O CUPUAÇUEIRO NA REGIÃO AMAZÔNICA
Palavras-chave:
Diagnóstico nutricional, Sistema integrado de diagnóstico e recomendação, Theobroma grandiflorum,Resumo
A avaliação do estado nutricional de um pomar ou lavoura depende da definição de valores de referência que sejam adequados para refletir as condições de crescimento das plantas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar normas DRIS para cupuaçueiro cultivado na Amazônia, testando em populações com diferentes idades. Amostras foliares de cupuaçu foram coletadas de pomares comerciais, cuja idade das plantas variou de 5 a 18 anos, cultivadas sob monocultivo ou sistemas agroflorestais (SAF’s), obtendo-se para cada relação nutricional entre os nutrientes N, P, K, Ca, Mg, Zn, Fe, Mn e Cu as normas DRIS, as quais foram obtidas para o conjunto da população monitorada e para subpopulações específicas. Os diferentes grupos de normas não diferem entre si, possibilitando a obtenção de normas DRIS que possam representar um grande número de condições de produção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).