APLICAÇÃO DO MODELO DE BALANÇO DE MASSA PARA SIMULAÇÃO DOS TEORES DE ELEMENTOS-TRAÇO EM SOLOS DO CERRADO
Palavras-chave:
fosforo, metal pesado, modelo de balançoResumo
O uso de fertilizantes fosfatados pode aumentar a concentração de elementos-traço nos solos, tornando-os disponíveis para as plantas, com sua eventual transferência para a cadeia alimentar. É importante conhecer a proporção dessas transferências e quanto representam para a saúde humana e de animais, com isso pode ser usados modelos para identificar os riscos e avaliar os efeitos de ações preventivas. O objetivo do presente trabalho foi aplicar o modelo de balanço de massa para elementos-traço, desenvolvido pela Universidade da Califórnia Riverside-EUA, em solos do Cerrado brasileiro. O modelo foi usado como instrumento para avaliar os riscos relacionados à acumulação de cádmio (Cd) e chumbo (Pb) em solos distintos e em plantas de soja quando da aplicação de fontes de fósforo nos solos. O teor simulado de Cd atingido em dez anos com aplicação do fosfato reativo de FR3 alcançaria 2,97 mg kg-1 no LVdf; Após a aplicação do modelo de balanço os teores de Cd e Pb no RQo mostraram-se mais disponível para as plantas de soja; O acúmulo de Cd e Pb foi maior no Latossolo Vermelho distroférrico conforme a modelagem, em dez anos de aplicação de elevadas doses destes elementos por meio dos fertilizantes fosfatados FR3 e FN2.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).