ENERGIA LIVRE DA REAÇÃO DE ADSORÇÃO DO CÁDMIO EM LUVISSOLOS E CAMBISSOLOS
Palavras-chave:
metal pesado, solos, energia livreResumo
A mobilidade e persistência do cádmio no solo são determinadas pela intensidade da adsorção pelos colóides. A avaliação da energia livre de adsorção de cádmio pelos solos é uma medida da força desta reação. O estudo teve como objetivo avaliar a energia livre da reação de adsorção de cádmio em Luvissolos e Cambissolos em função das concentrações de cádmio adicionadas às amostras dos respectivos solos. A adsorção do cádmio foi considerada espontânea em ambos os solos, uma vez que a energia livre foi negativa. Os valores de energia livre diminuíram em função do aumento da concentração de cádmio e foram maiores nas amostras de solo com maior teor de matéria orgânica. As amostras de Luvissolos apresentaram maiores valores de energia livre de adsorção que as de Cambissolos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).