SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE DUAS ESPÉCIES DE Erythrina
Resumo
No presente estudo objetivou-se avaliar os efeitos de diferentes tratamentos pré-germinativos sobre a germinação de sementes e a velocidade de emergência de plântulas de Erythrina velutina e Erythrina falcata. Os tratamentos adotados para avaliação da germinação foram sementes intactas (controle) e sementes submetidas a tratamentos para superação da dormência: escarificação mecânica com lixa d’água nº 120 no lado oposto ao embrião e imersão em água à temperatura ambiente por 6, 12, 24 e 48 horas. Utilizaram-se quatro repetições de 25 sementes por tratamento e o delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Após 31 dias da semeadura, foi calculada a porcentagem final de germinação, o índice de velocidade de emergência e a freqüência relativa de germinação. Para as duas espécies, as maiores porcentagens de germinação e maiores valores de velocidade de emergência foram obtidos com a escarificação mecânica das sementes. Esse tratamento é eficiente para uniformizar e antecipar o processo germinativo. Já a imersão das sementes em água à temperatura ambiente por até 48 horas não afeta a porcentagem de germinação das sementes de E. velutina e E. falcata.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).