PERFIL DOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM NO ESTADO DO CEARÁ
Palavras-chave:
Tipificação. Gerenciamento. Pecuária leiteira. Ruminantes. Projetos.Resumo
Buscou-se com esta pesquisa tipificar e caracterizar os sistemas de produção praticados pelos produtores do município de Quixeramobim, semi-árido brasileiro. Este município tem elevado potencial para a agricultura e nos últimos anos vem se destacando na implantação de projetos de desenvolvimento das principais vocações locais, especialmente a pecuária leiteira e a ovinocaprinocultura. Por iniciativa da Secretaria de Agricultura de Quixeramobim foi elaborado um questionário em parceria com IBAMA, SEBRAE e EMATERCE, que foi aplicado aos produtores rurais, nos 11 distritos, de forma eclética e abrangente, a fim de se obter uma amostragem o mais representativa possível. Foram preenchidos por técnicos em agropecuária, prestadores de serviço à Secretaria de Agricultura Municipal. Através das respostas de 93 dos produtores entrevistados, foi feito um levantamento dos dados que serviram de base para caracterização do desempenho das propriedades. A grande totalidade dos produtores mantém um perfil típico da agricultura familiar, com ênfase na subsistência, pouco avanço tecnológico e pouca especialização. Tornando-os menos competitivos e mais susceptíveis às adversidades, sejam de natureza física, climatológica, gerencial ou mercadológica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).