NUTRIENTES MINERAIS NO LIMBO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE VIDEIRA CULTIVADOS NO NORTE FLUMINENSE
Palavras-chave:
Vitis, nutrição mineral, análise foliar, nutrientesResumo
Dentre as inúmeras práticas culturais que objetivam aumento em produtividade e na qualidade da uva, merece destaque a aplicação balanceada de nutrientes, mediante adubações equilibradas, baseadas em análises químicas de solo e de folha. O objetivo deste trabalho foi o de caracterizar o teor dos nutrientes minerais N, P, K, Ca, Mg, S, Mn, Fe, Zn, Cu, Mo e B de doze genótipos de videira: ‘Itália’, ‘Rubi’, ‘Patrícia’, ‘Isabel’, ‘Redglobe’, ‘Roberta’, ‘Kyoho’, ‘Romana’, ‘Rosalinda’, ‘Moscatel de Hamburgo’, ‘Niágara Rosada’ e ‘UVF 01’ na região Norte Fluminense. Realizou-se a poda, seguido de adubação convencional e análise do limbo foliar em três fases do ciclo reprodutivo da videira: no pleno florescimento, bagas no estádio entre ervilha e meia baga e início da maturação das bagas (“veraison”). Foram obtidos os seguintes resultados em relação a todas as fases amostradas: Níveis normais de N, K, P, Mg, Fe, B e Zn e Níveis de Ca abaixo da faixa normal. O estudo demonstrou que o limbo foliar coletado reflete bem o estado nutricional dos genótipos de videira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).