QUALIDADE DA UVA ‘SUPERIOR SEEDLESS’ COM APLICAÇÕES DE BENZILADENINA COMBINADAS OU NÃO COM ÁCIDO GIBERÉLICO
Palavras-chave:
Vitis vinifera (L.), regulador de crescimento, uvas sem sementesResumo
No manejo dos cachos para o aumento da qualidade de uvas sem sementes é comum o uso de giberelina (GA3) em associação com citocininas sintéticas de caráter não púricas derivadas da uréia, sendo as mais comuns o TDZ (N-fenil-N-1,2,3-Thidiazol-5-il uréia) e o CPPU (N-(2-cloro-4-pridil)-N-feniluréia). O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da citocinina benzilaminopurina (BAP), associada com o ácido giberélico (GA3), em cachos da cv. Superior Seedless, no Vale do Submédio São Francisco. As características avaliadas foram massa da matéria fresca (g), diâmetro (mm), comprimento (mm) e volume de bagas (mL), teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT) e a relação SS/AT. Verificou-se que o GA3 na concentração de 10 mg.L-1 associado a 10 mg.L-1 e a 20 mg.L-1 de BAP promoveram incrementos significativos na qualidade de cachos da cv. Superior Seedless.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).