ESTIMATIVAS DAS CONDIÇÕES HÍDRICAS EM IPOJUCA, REGIÃO CANAVIEIRA DE PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Saccharum spp., precipitação, evapotranspiração, distribuição gama incompletaResumo
Tendo como base os dados observados de precipitação pluvial diária e da evapotranspiração potencial para anos “secos”, “normais” e “chuvosos”, avaliou-se o melhor período de cultivo vegetal para o município de Ipojuca, Pernambuco, Brasil. As estimativas da evapotranspiração potencial (ETP) mensal foram calculadas pelo método de Hargreaves e apresentados em médias decendiais. A distribuição decendial da precipitação, da evapotranspiração plena e da metade da evapotranspiração potencial que podem ser utilizadas para caracterizar período viável de cultivo, com a determinação dos períodos pré-úmido, úmido e pós-úmido, respectivamente. Os resultados mostram que o melhor período o cultivo da planta para Ipojuca considerando os anos secos vai de 01 de março a 06 de outubro, com duração de 223 dias e um total de precipitação de 1.414 mm. Em anos de precipitações normais, o melhor período tem seu início no dia 20 de fevereiro e seu término no dia 06 de outubro, com duração de 236 dias, e precipitação média de 1.864 mm. Em anos chuvosos, o melhor período tem seu início no dia 23 de janeiro e seu término no dia 20 de outubro,com duração de 267 dias, e precipitação média de 2.578 mm.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).