ESCARIFICAÇÃO ÁCIDA NA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DE SEMENTES DE PAU FERRO (Caesalpinea ferrea Mart.ex Tu. var. leiostachya Benth.)
Palavras-chave:
sementes florestais, emergência, vigor, escarificação química.Resumo
Sementes de pau ferro (Caesalpinea ferrea Mart.ex Tu. var. leiostachya Benth.) apresentam germinação baixa e irregular devido à presença de dormência causada pela impermeabilidade do tegumento. Com a finalidade de determinar-se um método eficiente para acelerar e uniformizar a germinação, suas sementes foram submetidas a diferentes períodos de imersão (0, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 minutos) em ácido sulfúrico (95-98 %), sendo avaliados a emergência e o vigor das mesmas (primeira contagem, índice de velocidade, tempo médio e frequência relativa de emergência, comprimento e massa seca das plântulas). O experimento foi realizado em casa de vegetação, utilizando-se o delineamento inteiramente ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. O pré-condicionamento das sementes em ácido sulfúrico concentrado mostrou-se eficiente na superação da dormência desta espécie, promovendo aumento na porcentagem e velocidade de emergência, primeira contagem de emergência, no comprimento e massa seca das plântulas e redução no tempo médio para emergência. A eficiência do tratamento químico com ácido sulfúrico concentrado depende do período de imersão, sendo a faixa entre 18 a 20 minutos mais adequada para proporcionar maiores porcentagens e uniformidade de emergência e de vigor.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).