MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE DNA E SELEÇÃO DE PRIMERS DE cpDNA PARA Ficus bonijesulapensis (MORACEAE)
Palavras-chave:
cpDNA, extração de DNA, reação em cadeia da polimerase, filogeografiaResumo
As relações filogenéticas, quando associadas às distribuições geográficas (filogeografia), contribuem para o entendimento dos processos de diversificação e permitem testar as hipóteses da história biogeográfica das espécies. Esta pesquisa teve como objetivo selecionar métodos de extração de DNA para a sua amplificação e testar primers de DNA cloroplastidial (cpDNA), visando a inferência filogeográfica de Ficus bonijesulapensis. A análise comparativa dos métodos de extração baseou-se no protocolo de CTAB e no protocolo de Moog e Bond. Após a extração, o DNA foi amplificado pela reação em cadeia da polimerase (PCR), utilizando pares de primers universais para amplificação das sequências específicas do cpDNA. Os produtos da PCR foram separados por eletroforese em géis de agarose, corados com brometo de etídio, visualizados em luz ultravioleta e fotografados. O método de extração de Moog e Bond mostrou-se mais eficiente na amplificação do DNA. Este método será utilizado no estudo filogeográfico por ser um método de extração de DNA de alta qualidade, além de econômico, prático e rápido, comparado ao método CTAB. Os primers de cpDNA testados que apresentaram melhor desempenho na amplificação foram HA, SG, BF, Q16, F32, FV, DT, CS e JA. O método de extração e os primers selecionados irão subsidiar o estudo filogeográfico, importante para identificar os centros de diversidade genética e indicar áreas prioritárias para a conservação da espécie.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).