EFEITO DA APLICAÇÃO DE BASALTO TRITURADO NAS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE AMOSTRAS DE SOLO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
Pó-de-basalto. Fertilidade do solo. Solos sob Cerrado.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito nas características químicas do solo com a aplicação de doses de basalto triturado em amostras de solos do Estado de Mato Grosso do Sul. O experimento foi instalado no delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos, representados pelas doses de basalto triturado (0,00; 12,50; 25,00; 37,50; 50,00 e 62,50 g dm-3) e três repetições. Amostras de 200 cm3 de cada solo, acondicionadas em potes de polietileno foram incubadas em laboratório durante 90 dias com basalto triturado. Ao final do período de incubação as amostras foram secas ao ar, destorroadas, passadas através de peneira com malhas de 2 mm de abertura, homogeneizadas e submetidas às análises químicas de pH, alumínio, cálcio, magnésio, potássio e acidez potencial. Os valores de saturação por base (V%) foram calculados pelo produto da soma de bases por 100 dividido pela capacidade de troca catiônica a pH 7,0 (T). Conclui-se que o pH mostra-se com maior alteração quanto menor for o poder de tamponamento do solo. Com a aplicação de basalto triturado houve incrementos pouco expressivos nos teores de potássio trocável. Os maiores incrementos de cálcio e magnésio trocáveis foram nos solos mais pobres nesses nutrientes.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).