DIAGNÓSTICO DE TENDÊNCIA DE MUDANÇAS NA TEMPERATURA DO AR NO NORDESTE SETENTRIONAL
Palavras-chave:
variabilidade, amplitude térmica, regressão.Resumo
O objetivo deste trabalho foi detectar tendências de longo prazo nas médias anuais das temperaturas mínima, máxima e média compensada e nas temperaturas mínima e máxima absolutas anuais de vinte e quatro localidades da Região Nordeste Setentrional (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco). Foram usadas as séries históricas de 1961 a 1990. Empregou-se a análise de regressão linear, para identificar as tendências, e o teste t de Student para verificar a significância estatística dos coeficientes de regressão linear. Observou-se um aumento das temperaturas mínima, média compensada, máxima e mínima absoluta em quase toda Região. A temperatura máxima absoluta não apresentou tendências significativas de aumento nem de decréscimo. Portanto, pode concluir que ocorreu uma diminuição da amplitude térmica anual da temperatura no interior do Nordeste Setentrional, principalmente, devido ao aumento da temperatura noturna.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).