PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DE PRODUTORES DE LEITE DO ESTADO DA PARAIBA, BRASIL
Palavras-chave:
Pecuária. Pronaf. Agricultura familiar. Assistência técnica.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a Associação de produtores de leite do município de Catingueira no Estado da Paraiba com o intuito de identificar as principais características sócio-econômicas destes produtores, a partir de entrevistas a 11 produtores utilizando roteiro semi-estruturado. Os dados revelaram que 72,7% dos entrevistados são proprietários de áreas menores que 100 hectares, têm baixo nível de escolaridade e utilizam mão-de-obra familiar. Apenas 18,2% têm acesso à assistência Médico Veterinária. A grande maioria dos produtores (81,8%) não faz armazenamento de forragem e a suplementação mineral dos rebanhos é feita de forma inadequada e descontínua. Todos tiveram acesso ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Governo Federal, mas falta o acompanhamento técnico sistemático da produção para definição das melhores estratégias de intervenção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).