DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARINHA DE PENAS NO PERÍODO DE 21 A 42 DIAS
Palavras-chave:
Alimento alternativo. Desempenho animal. Subprodutos de abatedouros.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de níveis crescentes de farinhas de penas hidrolisadas (0, 2, 4, 6, 8%), na alimentação de frangos de corte, fêmeas, de 21 a 42 dias de idade. Foram utilizadas 480 frangas Cobb de 21 dias de idade com o peso médio de 938 gramas, alojadas em 30 parcelas experimentais em delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos e seis repetições, com 16 aves cada. Foram formuladas cinco rações experimentais isoproteícas e isocalóricas, com base em aminoácidos digestíveis para as fases de 21 a 35 dias e de 36 a 42 dias. Para uniformização das parcelas as aves foram pesadas aos 21 dias e a cada sete dias para avaliação do peso, consumo e conversão alimentar. Os valores médios para ganho de peso, consumo e conversão alimentar foram, respectivamente, 1.398±59 g, 3.068±130 g e 2.194±0,36 g. Os pesos médios de carcaça, peito, coxa, sobrecoxa, gordura abdominal, coração, fígado e moela foram, respectivamente, 1.671±81 g, 569±38 g, 218±13 g, 275±13 g, 49,3±7 g, 9,7±1 g, 36,8±2 e 27,2±2 g. Verificou-se que para cada 1% de inclusão de FPH foi observada uma diminuição no peso da carcaça de 16,6 g e no peso das asas de 1,26 g e aumento de 1,73 g na deposição de gordura abdominal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).