CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE PEPINO
Palavras-chave:
Cucumis sativus. Germinação. Vigor.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência do condicionamento fisiológico sobre a germinação e a emergência de sementes de pepino. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Análise de Sementes e na Horta Didática do Departamento de Ciências Vegetais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, no período de setembro a outubro de 2009. Para isso, utilizaram-se sementes de pepino, cultivar Aodai que foram hidrocondicionadas em papel-toalha, a 20 ºC até atingir 43% de água. Posteriormente, foram secadas em temperatura ambiente (27-30 ºC e 45-55% de umidade relativa, até atingirem 7,3% de água. As sementes foram avaliadas pelos testes de germinação, índice de velocidade de germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de emergência, emergência em casa de vegetação, altura da parte aérea da plântula e massa da matéria seca da parte aérea. O hidrocondicionamento pode favorecer a velocidade de germinação e de emergência de plântulas, mas esses efeitos não são suficientes para persistir durante o desenvolvimento final das plântulas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).