ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA PITANGUEIRA PARA TRÊS CENÁRIOS DISTINTOS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM PERNAMBUCO
Palavras-chave:
balanço hídrico, limites térmicos, aptidão climática, KrigagemResumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar o zoneamento agroclimático da cultura da pitangueira no estado de Pernambuco. Foram utilizados dados médios anuais de precipitação pluvial e temperaturas mínima e máxima do ar pertencentes a 201 postos climatológicos localizados nas principais cidades representativas das regiões do Estado para a elaboração do balanço hídrico e a obtenção dos limites térmicos e hídricos. A função densidade de probabilidade da distribuição gama foi utilizada para classificar os anos secos, regulares e chuvosos. Os mapas de anos secos, regulares e chuvosos foram produzidos usando interpolação por krigagem. Os resultados apresentaram 19 cidades com plena aptidão para anos secos, 50 cidades para anos regulares e 66 cidades para anos chuvosos aptos ao cultivo de pitangueiras. As cidades de Cortês, Gameleira e Palmares mostraram-se com melhores aptidões agroclimática para o cultivo da pitangueira em Pernambuco.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).