ESTRUTURA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. EM DOIS FRAGMENTOS DE CAATINGA EM PERNAMBUCO
Palavras-chave:
Jurema preta, estrutura de populações, semiáridoResumo
Mimosa tenuiflora (jurema-preta) é uma espécie xerófita de hábito arbustivo-arbóreo, indicadora de estádio de sucessão secundária progressiva ou de recuperação, amplamente disseminada pelas diferentes fitofisionomias de caatinga do nordeste brasileiro, congregando inúmeras potencialidades. Pela carência de trabalhos que abordem o seu comportamento ecológico, este estudo objetivou investigar aspectos estruturais e ecológicos de sua população, com base em dados de diâmetro e altura, bem como caracterização do seu padrão de distribuição nas áreas estudadas. O levantamento fitossociológico foi realizado em duas áreas com 2 e 80 ha de caatinga na Estação Experimental da Embrapa Semiárido, Petrolina – PE. Foram plotadas 10 unidades amostrais de forma aleatória medindo 8,0 x 40 m, incluídos todos os indivíduos vivos com diâmetro ao nível do solo ≥ 3 cm, e aferida a altura total dos mesmos. Foram amostrados 283 e 61 indivíduos em 100 e 80% das parcelas nas áreas I e II respectivamente, inseridos em sua maior parte nas primeiras classes de diâmetro (3,0 – 6,0 cm e 6,1 – 9,0 cm) e de altura (2,0 – 3,0 m e 3,1 – 4 m), não havendo tendência ao padrão “J-invertido” nas duas áreas. A distribuição espacial, medida pelo índice de Payandeh, atingiu o valor de 2,4 na área I e 7,8 na área II, indicando que a espécie apresenta distribuição agregada em ambas as áreas. Os valores calculados para o quociente de Liocourt nas áreas I e II respectivamente obtiveram média de 0,67 e 1,12 com grande variação, evidenciando desbalanceamento, apesar de estarem em progressivo processo de regeneração natural.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).