FOTOSSÍNTESE E TOLERÂNCIA PROTOPLASMÁTICA FOLIAR EM myracrodruon urundeuva FR. ALL. SUBMETIDA AO DÉFICIT HÍDRICO
Palavras-chave:
, Myracrodruon urundeuva, fotossíntese, tolerância protoplasmática e conteúdo relativo de águaResumo
A espécie Myracrodruon urundeuva Fr. All. conhecida como aroeira-do-sertão é da família Anacardiaceae e pode ser encontrada na Caatinga, Cerrado e Floresta Pluvial. Este experimento foi realizado em condições de viveiro, em dois blocos (irrigação diária e com déficit hídrico) com quatro repetições por tratamento e em três posições foliares no caule: basal, intermediária e apical. Foram registrados os dados sobre fotossíntese, transpiração, condutância estomática, conteúdo relativo de água e integridade protoplasmática. O déficit hídrico promoveu o incremento do conteúdo relativo de água nas folhas em todas as posições no caule e reduziu as taxas de transpiração e fotossintética nas plantas. As folhas apicais foram as mais sensíveis às variações do meio. As folhas de aroeira-do-sertão apresentaram maior tolerância protoplasmática quando submetida a temperaturas elevadas, principalmente, nas folhas de posição intermediária no caule cujo crescimento está completoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).