INFLUÊNCIA DE SUBSTRATOS ASSOCIADOS À ADUBAÇÃO MINERAL SOBRE O CRESCIMENTO INICIAL DE DUAS CULTIVARES DE MARACUJAZEIRO-AMARELO
Palavras-chave:
Fertilizante. Desenvolvimento. Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.Resumo
Hoje ainda existe a busca por substratos econômicos, de fácil manuseio, disponíveis em grandes quantidades e com características desejáveis para a produção de mudas, por isso encontram-se diversos substratos disponíveis no mercado. Desta forma, foi conduzido um experimento utilizando diferentes substratos na produção de mudas de maracujazeiro-amarelo, na Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares - MG, nos meses de novembro de 2007 a janeiro de 2008. Objetivou-se avaliar diferentes substratos comerciais e o substrato utilizado pelos pequenos agricultores na região, associados a diferentes doses de fertilizante mineral 8-28-16 (0; 21,4 e 42,8 g/planta) sobre o crescimento inicial de duas cultivares (FB100 e FB200). Foram avaliadas as características fisiológicas das mudas. Constatou-se, que a cultivar FB 200 obteve melhor crescimento vegetativo, o substrato esterco + terra de barranco foi superior aos demais para a cultivar FB 200 e juntamente com o plantmax® foi superior a fibra de coco no crescimento da cultivar FB 100 e a aplicação crescente de fertilizante estimulou o crescimento das mudas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).