CRESCIMENTO E TEORES DE PIGMENTOS FOLIARES EM FEIJÃO-CAUPI CULTIVADO SOB DOIS AMBIENTES DE LUMINOSIDADE
Palavras-chave:
Vigna unguiculata, sombreamento, área foliar, clorofilaResumo
Objetivou-se avaliar o crescimento e o acúmulo de pigmentos foliares em plantas de feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) mantidas sob duas condições de luminosidade. Os tratamentos testados foram: ambiente normal (pleno sol) e ambiente artificial (50% de luminosidade). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com dois tratamentos e vinte e duas repetições. Por possuir grande valor econômico e cultural no Estado do Tocantins a cultivar escolhida para ser estudada foi a Vinagre. Para análise de crescimento foram realizadas coletas aos 10, 20, 30 e 40 dias após a emergência (DAE) e aos 50 DAE para a determinação dos teores de clorofila a, b, total e conteúdo de carotenóides. Observou-se interação significativa para as características comprimento da haste principal, área foliar, massa fresca e teores de clorofila a, b, total e carotenóides das plantas cultivadas em ambiente artificial. A cultivar estudada apresentou plasticidade quando submetida à baixa luminosidade, como mudanças morfológicas no comprimento da haste principal e área foliar, bem como alterações na quantidade de pigmentos foliares.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).