DESEMPENHO DO IRRIGÂMETRO NO MANEJO DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA CULTURA DO FEIJOEIRO
Palavras-chave:
Irrigação, Evapotranspiração da cultura, Evaporação.Resumo
Neste trabalho teve-se por objetivo avaliar o desempenho do Irrigâmetro no manejo da água de irrigação, conduzido na cultura do feijoeiro, comparativamente ao uso dos métodos padrão de estufa, tensiômetro, Bouyoucos, estação meteorológica automática e tanque Classe A. O Irrigâmetro foi ajustado às características de solo, cultura do feijão e equipamento de irrigação para confeccionar as réguas de manejo. Para estimativa direta da evapotranspiração da cultura do feijoeiro nos seus estádios de desenvolvimento, o Irrigâmetro operou com alturas dos níveis de água dentro do evaporatório iguais a 2, 3 e 5 cm, correspondendo aos estádios de desenvolvimento inicial, desenvolvimento vegetativo e floração, respectivamente. A umidade obtida pelo método padrão de estufa foi adotada como referência nas comparações das lâminas de irrigação. O Irrigâmetro pode ser usado no manejo da irrigação para determinar diretamente o consumo de água por uma cultura, em qualquer estádio de desenvolvimento; os métodos que estimam a evapotranspiração da cultura superestimaram a lâmina de irrigação recomendada pelo método padrão de estufa, ocorrendo comportamento contrário com os que determinam a umidade atual do solo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).