POTENCIAL DE USO DO SILÍCIO NO MANEJO INTEGRADO DA TRAÇA-DAS-CRUCÍFERAS, Plutella xylostella, EM PLANTAS DE REPOLHO
Palavras-chave:
Brassica oleracea var. capitata. Barreira física. Manejo integrado de pragas.Resumo
O uso indiscriminado de agrotóxicos tem acarretado sérios problemas de contaminação do ambiente, alimentos e homem. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de uso do silício no manejo integrado da traça-das-crucíferas, como barreira física, contribuindo para redução do uso de agrotóxicos. Utilizou-se escória silicatada agrosilício com 23% de Si como fonte do elemento nos tratamentos. Foram utilizados discos foliares de repolho cultivar Kenzan, mergulhados em água (testemunha) e em soluções contendo 3, 6, 9 e 12 kg.ha-1 de silício, em 10 repetições, simulando a aplicação foliar do produto. Os discos foram oferecidos a lagartas de 2o instar da traça-das-crucíferas, criadas em laboratório, cuja morfologia e comportamento foram avaliados durante o período de 24 horas. Avaliou-se a preferência alimentar, mortalidade e desgaste da mandíbula. Observou-se efeito significativo dos tratamentos sobre as variáveis avaliadas. Foi observada maior atração e mortalidade das lagartas no tratamento com 12 kg.ha-1 de silício. O silício alterou a anatomia da mandíbula, ocasionando desgaste, o que pode ter dificultado o hábito alimentar da praga causando mortalidade elevada. A utilização de silício no manejo integrado da traça-das-crucíferas em repolho pode contribuir para redução no uso de agrotóxicos para manejo da praga.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).