NECESSIDADE HÍDRICA DO MARACUJAZEIRO AMARELO CULTIVADO SOB ESTRESSE SALINO, BIOFERTILIZAÇÃO E COBERTURA DO SOLO
Palavras-chave:
Evapotranspiração. Coeficiente de cultivo. Manejo da irrigação. Salinidade.Resumo
Um experimento foi conduzido no município de Remígio, PB, para avaliar as necessidades hídricas do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Degener) do transplantio à frutificação, irrigado com água não salina (0,5 dS m-1) e salina (4,5 dS m-1), em substrato sem e com biofertilizante bovino, sem e com cobertura morta. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, no esquema fatorial 23, com três repetições e três plantas por parcela, em lisímetros circulares com 130 dm3 de volume. Em relação às testemunhas, a utilização do insumo orgânico e da cobertura proporcionou uma redução de 11,2% e de 4,5% no consumo hídrico das plantas irrigadas com água não salina e salina, respectivamente. Na interação água não salina x biofertilizante bovino x cobertura morta, os consumos hídricos das plantas foram de 2,76 mm dia-1 no crescimento vegetativo apical, 4,97mm dia-1 no crescimento dos ramos laterais e produtivos e de 5,65 mm dia-1 no florescimento e frutificação. Nas fases de crescimento dos ramos laterais e produtivos, florescimento e frutificação, os consumos hídricos das testemunhas com água não salina são superiores em 18,4% e 7,7%, respectivamente, aos das plantas testemunhas irrigadas com água salina. A condutividade elétrica da solução lixiviada é maior com o uso de água salina e nos tratamentos sem cobertura morta. As plantas irrigadas com água salina apresentam coeficientes de cultivo inferiores às irrigadas com água não salina.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).