MEDIÇÃO DE ÁREA FOLIAR DE ACEROLEIRA
Palavras-chave:
Malpighia emarginata. Métodos. Estimativa de área foliarResumo
A determinação da área foliar das plantas é de interesse dos produtores e setores da pesquisa, e as técnicas devem ser simples, rápidas e precisas. O presente trabalho teve como objetivo comparar métodos de estimativa de área foliar de aceroleira em pomar comercial. Foram coletadas 60 folhas aleatoriamente, e após a coleta, foram realizadas as medições de área foliar por cinco métodos: Quadrados, Dimensões Lineares, Integrador de Área Foliar AM 300, Discos Foliares e Análise de Imagem Digital (Scanner). Os métodos avaliados foram comparados com o método considerado de referência (escâner), com base no critério de coeficiente de determinação da regressão linear (R2). O método que mais se aproximou da área foliar de referência foi o integrador portátil AM 300.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).